segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A tecnologia na vida do estudante



Fora da sala de aula, o uso da tecnologia não é menor. Você passará inúmeras horas usando um computador para terminar seus trabalhos. Recursos de apoio on-line para o estudo de uma matéria—tais como anotações, revisões, blogs, bate-papos, artigos de periódicos on-line, grupos de discussões e páginas de perguntas comuns são bastante usados pelos estudantes.

Por exemplo, os alunos do Center for English as a Second Language (CESL, Centro de Inglês como Segunda Língua) da University of Arizona utilizam recursos da biblioteca on-line e Internet e sintetizam vários tipos de informações para as aulas do CESL. Os alunos do CESL também visitam diversos websites para obter grande variedade de material de apoio suplementar no processo de aquisição de linguagem, especialmente nas áreas de pronúncia, gramática e redação.

A área de pesquisa e ciências da informação há anos vem se desenvolvendo em termos de tecnologia. Você fará pesquisas de projetos on-line utilizado a interface da web da biblioteca da sua universidade. Periódicos acadêmicos e textos integrais estão se tornando disponíveis on-line, facilitando assim os projetos de pesquisa. As bibliotecas hoje disponibilizam mecanismos de busca e pesquisa na Internet que possibilitam aos estudantes encontrar uma quantidade enorme de informações sobre qualquer tópico, em vários idiomas. Precisa de tradução? Isso também está se tornando cada vez mais comum e com um grau de exatidão lingüística cada vez maior.

Os estudantes de “Introdução a Robôs Móveis” do Santa Monica College aprendem a usar equipamentos de hardware—como computadores e outros equipamentos de controle, motores, músculos e braços artificiais, garras, sensores ultra-sônicos, fios sensores e câmeras—e software para programar e controlar robôs móveis. Os robôs conseguem reconhecer objetos e a fala, e responder e interagir com ambientes em mudança.

Em resumo, a educação universitária hoje utiliza muito mais recursos tecnológicos do que há cinco ou dez anos. Neste campo de rápidas mudanças, é bom lembrar que a tecnologia continuará a evoluir, e a melhor coisa que os estudantes têm a fazer é se conscientizar de que novas ferramentas continuarão a surgir para facilitar suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário